Local é alvo de visitas clandestinas. O Ministério Público recebe várias denúncias sobre guias que levam turistas para conhecer a gruta em passeios irregulares. O fluxo de visitantes ainda coloca em risco a preservação do local. A Sema (Secretaria de Meio Ambiente) alerta para o risco de acidentes porque o local é de difícil acesso e não tem estrutura para receber turistas.
Interdição começou em 1999 para parar o “turismo descontrolado e predatório”, segundo portaria assinada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Em 2000, o estado de Mato Grosso passou a ser responsável pelo local e criou o Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul. Em 2002, as visitações foram suspensas.
Prefeitura diz que trabalha com o governo estadual para concluir as obras de manejo da área. “O objetivo é garantir que o local seja reaberto ao público de forma segura e sustentável, evitando qualquer impacto negativo ao meio ambiente”.
noticia por : UOL


