Ucrânia emite alertas de ataque aéreo após fim de trégua de Páscoa da Rússia

A Ucrânia emitiu alertas de ataque aéreo para Kyiv e para a metade oriental do país enquanto explosões sacudiam a cidade de Mykolaiv nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21), segundo autoridades, poucas horas após o fim da trégua de Páscoa de um dia anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin.

Tanto Kyiv quanto Moscou acusaram um ao outro de milhares de violações ao cessar-fogo que, segundo o Kremlin indicou no domingo (20), não seria prorrogado.

Washington afirmou que veria com bons olhos a extensão da trégua, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy reiterou diversas vezes a disposição da Ucrânia em pausar os ataques por 30 dias durante a guerra.

No entanto, Putin — que lançou a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022 e que havia ordenado a paralisação de todas as atividades militares ao longo da linha de frente até a meia-noite de domingo, horário de Moscou (21h GMT) — não deu ordens para estender o cessar-fogo.

“Não houve outras ordens”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência estatal russa TASS, quando questionado sobre uma possível prorrogação da trégua.

Algumas regiões do leste da Ucrânia entraram em alerta de ataque aéreo poucos minutos após a meia-noite desta segunda-feira, conforme dados da força aérea ucraniana, com os alertas se estendendo gradualmente para as regiões centrais do país.

“Pedimos aos moradores da cidade que se dirijam imediatamente aos abrigos mais próximos e permaneçam lá até o fim do alerta”, disse a administração militar de Kyiv em uma postagem nas redes sociais às 4h41 no horário local (01h41 GMT).

Explosões também sacudiram a cidade portuária ucraniana de Mykolaiv, informou o prefeito Oleksandr Senkevich no Telegram. No entanto, ele não especificou se os sons eram do funcionamento de sistemas de defesa aérea ou se armas russas atingiram algum alvo.

Embora não tenham sido registrados alertas de ataque aéreo na Ucrânia no domingo, as forças ucranianas relataram quase 3 mil violações da própria trégua russa, com os ataques mais intensos ocorrendo na região de Pokrovsk, na linha de frente, disse Zelenskiy mais cedo nesta segunda-feira.

A região russa de Voronezh, que faz fronteira com a Ucrânia, também esteve sob alerta aéreo por duas horas durante a madrugada, segundo o governador local no Telegram.

O ministério da Defesa da Rússia informou no domingo que as forças ucranianas atiraram contra posições russas 444 vezes e contabilizou mais de 900 ataques com drones ucranianos, acrescentando que houve mortos e feridos entre a população civil.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos do campo de batalha.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que espera intermediar um acordo de paz duradouro, adotou um tom otimista no domingo, afirmando que “com sorte” as duas partes chegariam a um acordo “ainda esta semana” para encerrar o conflito.

Na sexta-feira, Trump e seu Secretário de Estado, Marco Rubio, disseram que os EUA se retirariam dos esforços de paz caso não haja sinais claros de progresso em breve.

noticia por : UOL

segunda-feira, 21, abril , 2025 07:52
Mais previsões: Tempo 25 dias