
Papa Francisco segura camisa do San Lorenzo, time do coração
San Lorenzo
O presidente do clube de futebol argentino San Lorenzo, Marcelo Moretti, anunciou que o novo estádio da equipe receberá o nome “Papa Francisco”, em homenagem ao pontífice, torcedor declarado do time.
Segundo Moretti, o pedido foi feito pessoalmente ao Papa Francisco. “Fui visitá-lo em setembro de 2024 como representante institucional. Levei diversos presentes do clube e pedi sua autorização para que o novo estádio, que será construído no bairro de Boedo, levasse o nome de Papa Francisco. Sua resposta foi positiva e ele aceitou com grande emoção”, relatou o presidente.
O cartola acrescentou que o Papa autografou uma camisa do clube, que será exibida com destaque. “É uma peça que guardamos com muito cuidado. Quando o estádio for inaugurado, vou exibi-la no salão central para todos os torcedores do nosso time”, explicou Moretti.
A relação de Jorge Mario Bergoglio com o San Lorenzo é muito antiga. Assim que ele foi eleito Papa, em 2013, a paixão pelo clube logo ganhou destaque na imprensa argentina. Ele possuía até mesmo uma carteira de sócio, concedida após celebrar a missa em ação de graças pelo centenário do clube, em 2008.
Homenagens em partidas do San Lorenzo são frequentes. Quando Francisco se tornou papa, o time entrou em campo com uma camisa estampada com a imagem de Francisco e os dizeres: “Papa Francisco, rezamos por ti. Reza por nós”.
A coincidência entre o papado de Francisco e uma das fases mais vitoriosas do clube também marcou a história. Em 2014, o San Lorenzo conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores da América. Em celebração, a delegação viajou a Roma para uma audiência oficial com o Papa e levou o troféu da competição.
Curiosamente, o Papa Francisco nunca esteve no país de origem desde que assumiu o posto mais alto da igreja católica.
noticia por : UOL