Seu funeral está marcado para sábado e atrairá chefes de Estado e de governo de todo o mundo, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que entrou em conflito repetidamente com o papa em questões sociais como a imigração.
Líderes de Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Brasil, instituições da UE e da Argentina, país natal de Francisco, também confirmaram presença, entre muitos outros.
FUTURO CONCLAVE
Um conclave para escolher o novo papa não deve começar antes de 6 de maio. Os cardeais que estão se reunindo em Roma decidirão a data após discussões que geralmente são prolongadas.
Não há um favorito claro para suceder Francisco, embora as casas de apostas britânicas tenham apontado Luis Antonio Tagle, um reformador das Filipinas, e Pietro Parolin, da Itália, como os primeiros favoritos.
Tagle e Parolin ficaram juntos na basílica, ladeados por cerca de 80 outros cardeais, enquanto o caixão de madeira era colocado em um estrado em frente ao altar, construído no local onde se acredita que São Pedro, o primeiro papa, foi enterrado depois de morrer como mártir no reinado do imperador Nero (54-68 d.C.).
noticia por : UOL