Presidente da Autoridade Palestina pede ao Hamas libertação de reféns em Gaza

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu nesta quarta-feira (23) que o grupo terrorista Hamas liberte todos os reféns em seu poder em Gaza e afirmou que o cativeiro proporciona a Israel um pretexto para atacar o território palestino.

“O Hamas deu desculpas à ocupação criminosa para cometer seus crimes na Faixa de Gaza, sendo a mais notável a retenção dos reféns”, declarou Abbas em Ramallah, sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia ocupada. “Nosso povo está pagando o preço, não Israel. Meus irmãos, entregue-os”, afirmou.

As relações entre o partido Fatah, de Abbas, e o Hamas são tensas há quase duas décadas, com profundas divisões políticas e ideológicas. O Fatah acabou expulso de Gaza depois de o Hamas vencer eleições locais e tomar o poder, em 2007.

Abbas também afirmou que o Hamas deve entregar o controle de Gaza, desistir da luta armada e atuar apenas como um partido político. O grupo terrorista se recusa a atender aos pedidos de Israel e dos Estados Unidos nos últimos meses para entregar armas.

O Hamas, que se opõe aos esforços de Abbas para um acordo de paz com Israel, o acusou de reprimir facções na Cisjordânia ocupada por Israel. O grupo não fez comentários sobre as novas declarações do presidente da Autoridade Palestina.

Abbas pediu que líderes mundiais pressionem Israel a encerrar a guerra em Gaza, retirar suas tropas e interromper a expansão dos assentamentos judeus, considerados ilegais pelo direito internacional.

Segundo Abbas, não haverá paz enquanto os palestinos não puderem estabelecer um Estado com base nas fronteiras anteriores à guerra do Oriente Médio de 1967.

noticia por : UOL

quarta-feira, 23, abril , 2025 01:54
Mais previsões: Tempo 25 dias