Ogivas de até 1 tonelada e difíceis de interceptar: conheça o KN-23, o míssil norte-coreano que teria sido usado pela Rússia contra a Ucrânia


Modelo de míssil balístico de curto alcance (SRBM, na sigla em inglês) foi testado pela Coreia do Norte pela primeira vez em 2019. Ele tem semelhanças com um míssil russo, o Iskander. Rússia lança ataque mais mortal contra KIev desde julho do ano passado
Um míssil norte-coreano KN-23 foi utilizado pela Rússia, na quinta-feira (24), no ataque aéreo que deixou nove mortos e dezenas de feridos em Kiev, capital da Ucrânia. A informação é da agência Reuters, citando uma fonte militar ucraniana.
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias sobre o funeral do papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O KN-23 é um míssil balístico de curto alcance (SRBM, na sigla em inglês) fabricado pelo governo da Coreia do Norte, que o testou pela primeira vez em maio de 2019. Ele guarda semelhanças com um modelo russo, o Iskander, que foi utilizado por Moscou pela primeira vez em 2006.
As duas armas fazem parte do arsenal de Vladimir Putin. Segundo a agência de espionagem ucraniana, citada pela Reuters, o regime de Kim Jong-un abasteceu as forças russas com 148 mísseis balísticos KN-23 e KN-24 no início deste ano.
Em comunicado publicado na quinta-feira, Kiev informou que sete mísseis balísticos foram usados no total, identificando-os, de forma geral, como Iskander-M/KN-23.
Bombardeio russo em Kiev, capital da Ucrânia, com drones e mísseis balísticos deixa mortos em 24 de abril de 2025.
Reuters
Como é o míssil KN-23
O KN-23 é um míssil de curto alcance que opera com combustível sólido e pode seguir uma trajetória não completamente balística, o que dificulta sua interceptação, segundo a agência Deutsche Welle. Isso significa que o míssil pode mudar de direção após ser lançado, em vez de seguir um trajeto fixo e previsível.
Considerado uma arma nuclear “tática”, ele é projetado para ser manobrável e com capacidade de voar baixo, o que pode melhorar as chances de desvio de sistemas de defesa antimísseis.
O KN-23 mede aproximadamente 7,5 m de comprimento, 0,95 m de diâmetro e pesa 3,4 toneladas, segundo o “Missile Threat”, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS)*.
O míssil pode chegar a uma distância de até 690 km, segundo o “Missile Threat”. Essa capacidade, no entanto, varia de acordo com o peso da ogiva que o artefato está carregando.
De acordo com a Reuters, citando uma fonte militar ucraniana, os KN-23 são armados com ogivas de até uma tonelada, o que os torna mais poderosos do que os mísseis equivalentes russos.
O KN-23 foi apresentado pelo regime norte-coreano em um desfile em fevereiro de 2019. O primeiro teste foi realizado em 4 de maio daquele ano, próximo à cidade de Wonsan.
LEIA TAMBÉM
Trump critica Putin por ataque a Kiev: ‘Vladimir, PARE!’
Em uma referência às eleições, Trump coloca à venda bonés com o lema ‘Trump 2028’
Atiradores de elite, arma antidrone, patrulhas: o forte esquema de segurança no funeral do papa Francisco
Aliados em guerra
Putin e Kim Jong-un durante encontro na Coreia do Norte, em 19 de junho de 2024
Sputnik/Gavriil Grigorov via Reuters
Rússia e Coreia do Norte são vizinhas e se aproximaram após o início da guerra na Ucrânia, em 2022. Os países fecharam, no ano passado, um acordo de defesa mútua em caso de guerra.
O suposto envolvimento da Coreia do Norte na Ucrânia causou alarme nas capitais europeias, na Coreia do Sul e outros países asiáticos, que temem que os norte-coreanos adquiram experiência com a atuação no conflito.
Além do ataque desta quinta, a Rússia também teria utilizado o míssil norte-coreano em outro bombardeio a Kiev, em agosto de 2024. Na ocasião, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que quatro KN-23 foram disparados pelas forças russas contra a capital.
*”Missile Threat” é um site que reúne informações e análises atualizadas sobre mísseis e sistemas de defesa internacional. É parte do projeto de Defesa de Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.
Mídia estatal da Coreia do Norte divulga vídeo de teste de míssil balístico
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1

sexta-feira, 25, abril , 2025 11:35
Mais previsões: Tempo 25 dias