É #FATO que 'conclave' mais longo da história demorou quase 3 anos para escolher novo papa


Segundo o Vatican News, o site da Santa Sé, eleição que levou à proclamação de Gregório X durou dois anos e nove meses: de 29 de novembro de 1.268 a 1º de setembro de 1.271. Na época, ainda não se usava o termo ‘conclave’; entenda. É #FATO que o conclave mais longo da história demorou quase 3 anos para escolher um novo papa
Reprodução
Publicações afirmam que o conclave mais longo da história demorou três anos para escolher um novo papa. É #FATO.
selo fato
g1
▶️ O assunto está em debate porque Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos em 21 de abril de 2025. Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. O conclave — eleição que escolherá o novo pontífice — começa nesta quarta-feira (7).
De acordo com o site Vatican News, portal de informação da Santa Sé, a eleição que levou à proclamação do papa Gregório X (1210-1276) foi a mais longa da história: durou dois anos e nove meses. Ele foi realizado em Viterbo, na Itália, de 29 de novembro de 1.268 a 1º de setembro de 1.271. Na época, ainda não se usava o termo “conclave” (entenda abaixo como foram criadas as regras).
🗳️ Como foi aquela eleição papal?
Após a morte de Clemente IV, em 29 de novembro de 1.268, 20 cardeais eleitores reuniram-se na região do Lácio, na Itália, mas eles estavam divididos entre duas facções: a francesa (formada majoritariamente por cardeais nomeados pelo papa francês Urbano IV) e a italiana (que tinha números suficientes para impedir que o lado adversário alcançasse dois terços dos votos, o necessário para a vitória).
Diante dessa demora, no outono de 1.269, a população de Viterbo, que fica no Lácio, aprisionou os cardeais no palácio papal da cidade e, em junho de 1270, descobriu o teto, chegando ao ponto de cortar o fornecimento de alimentos aos reclusos.
Entre o outono de 1.269 e o verão de 1.270, o número de cardeais eleitores foi reduzido a 16. Eles finalmente concordaram em realizar uma eleição de pacto: elegeram seis deles com a tarefa de concordar com o nome do candidato ao qual os outros iriam aderir.
O eleito foi Teobaldo Visconti, de 61 anos, um arquidiácono de Liège, na Bélgica, que ainda não havia sido ordenado sacerdote. Ele estava em São João de Acre, na Palestina. Quando chegou a Viterbo, aceitou o resultado. Ele foi coroado, já como Gregório X, em Roma. em 13 de março de 1.272. A partir dali, ele próprio reorganizou a eleição que apontaria os futuros papas, instituindo regras mais duras.
O Vatican News explica: “A Constituição Ubi Periculum, de 16 de julho de 1274, aprovada na quinta sessão do Segundo Concílio de Lyon, encontrou forte resistência da maioria dos cardeais, mas os padres conciliares votaram a favor da proposta do papa. Pela primeira vez, a palavra ‘conclave’ foi introduzida, indicando um local fechado, lacrado: a sala onde os cardeais deveriam se reunir para eleger o Pontífice”.
As novas regras previam que, se não houvesse uma decisão três dias após a entrada dos cardeais no conclave, as refeições dos cardeais seriam reduzidas de dois pratos para um prato durante os cinco dias seguintes. Se, após esses cinco dias, eles ainda não tivessem chegado à eleição, as refeições seriam reduzidas a apenas pão, água e vinho, até a conclusão do processo. Também foi estabelecido que, durante o conclave, os cardeais não receberiam nenhum emolumento (forma de remuneração) da Câmara Apostólica.
Um especialista afirmou ao Vatican News que a constituição “Ubi Periculum”, de 1274, previa que os cardeais deveriam se reunir em um local fechado e que, neste prédio, todos os votantes ficariam numa mesma mesma sala, chamada conclave. Ela tinha apenas uma janela para permitir a passagem dos alimentos destinados aos cardeais.
Já a constituição “Universi Dominici Gregis”, que data de 1996 e está em vigor até hoje, estabelece que o conclave deve ocorrer em setores e prédios específicos. Esses ficam fechados a estranhos.
Uma planta do Conclave de 1721
Biblioteca Apostólica do Vaticano
Ilustração mostra missa durante eleição de novo pontífice
Biblioteca Apostolica Vaticana
É #FATO que o conclave mais longo da história demorou quase 3 anos para escolher um novo papa
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
source
Fonte: G1

quarta-feira, 7, maio , 2025 10:34
Mais previsões: Tempo 25 dias