Barroso diz que EUA tiveram 'papel decisivo' para evitar golpe no Brasil

O presidente do STF Luís Roberto Barroso disse hoje que os Estados Unidos tiveram papel “decisivo” para evitar que militares brasileiros aderissem a uma tentativa de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

O que aconteceu

Barroso afirmou que os militares brasileiros não gostam de “se indispor” com os Estados Unidos, o que teria evitado o golpe. A análise foi feita pelo ministro ao relatar que pediu aos americanos, quando foi presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), declarações de apoio à democracia brasileira. “Acho que isso teve algum papel porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os Estados Unidos, porque é aqui que obtêm os seus custos e os seus equipamentos”, disse Barroso durante evento em Nova York do Lide, grupo de empresários liderado pelo ex-governador paulista João Doria.

O presidente do STF afirmou que os EUA deram apoio à “institucionalidade e à democracia brasileira”. “Mais recentemente, tivemos um decisivo apoio dos Estados Unidos à institucionalidade e à democracia brasileira em momentos de sobressalto. Eu mesmo, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, estive como encarregado de negócios americano, tive muitas vezes, mas em três vezes, eu pedi declarações dos Estados Unidos de apoio à democracia brasileira, uma delas do próprio Departamento de Estado”, disse Barroso.

noticia por : UOL

terça-feira, 13, maio , 2025 01:23
Mais previsões: Tempo 25 dias