Porsches e maços de dinheiro são apreendidos em operação da PF

DO REPÓRTERMT

Dois carros da marca Porsche e uma grande quantidade de dinheiro em espécie foram apreendidos pela Polícia Federal durante o cumprimento da quinta fase da Operação Sisamnes, deflagrada nesta terça-feira (13) em Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal.

Com 11 ordens de busca e apreensão expedidos pela Supremo Tribunal Federal (STF), a operação teve como alvos operadores, laranjas e empresas envolvidas no esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Esses alvos faziam a ocultação e a dissimulação das propinas oriundas da comercialização ilegal de decisões judiciais.

Na decisão, o ministro Cristiano Zanin ainda determinou o sequestro de R$ 20 milhões dos alvos e os proibiu de deixar o país. O valor teria relação com ordens judiciais expedidas por ministros do STJ.

Ainda por determinação de Zanin, os alvos da operação tiveram seus passaportes apreendidos.

O escândalo veio à tona após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, em frente ao escritório em que ele trabalhava, em Cuiabá. A análise do conteúdo do celular do advogado revelou a participação do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que era a principal liderança do esquema.

Além disso, por causa do conteúdo dos celulares de Zampieri, os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, do TJMT, estão afastados dos cargos desde agosto passado por suposto envolvimento no esquema.

FONTE : ReporterMT

terça-feira, 13, maio , 2025 05:36
Mais previsões: Tempo 25 dias