Sabesp diz que população é responsável
Uso incorreto da rede de esgoto pelos moradores teria causado a cratera. Afirmação é do diretor de engenharia da Sabesp, Roberval Tavares, ao UOL.
Solapamento ocorreu devido a uma fissura na caixa de inspeção de um interceptor de esgoto. A estrutura, que fica a 18 metros de profundidade, é responsável por levar o resíduo produzido na região norte de São Paulo para ser tratado na estação de Barueri.
Companhia alega que pressão da água da chuva, que não deveria estar na rede, contribuiu para o dano na caixa. ”Os dois eventos aconteceram sempre quando estava chovendo. Isso é um indicativo de que havia presença muito forte de água de chuva na rede de esgoto e isso não pode acontecer”, explicou Roberval.
Água da chuva teria entrado no sistema de esgoto por erro da população, falou o diretor. Roberval argumenta que, em muitas casas, a água da chuva é direcionada para a rede de escoamento de esgoto, quando deveria ir para o sistema de drenagem e ter um destino separado.
Após uma manutenção ”corretiva” há 30 dias, a companhia fará obras para substituir a caixa danificada. Na ocorrência anterior, foi feita uma restauração na rachadura pensando em uma solução a curto prazo. Desta vez, a estrutura será substituída por uma nova e um poço de visita também será construído.
noticia por : UOL