Em um clássico Ba-Vi de muita emoção pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia superou o rival Vitória por 2 a 1 na tarde deste domingo (17), na Arena Fonte Nova. Mesmo jogando com um jogador a menos desde o início da partida, o Tricolor de Aço garantiu a vitória com gols de Erick Pulga e Michel Araújo. Renato Kayzer descontou para o Leão.
Com este resultado, o Bahia volta a vencer no Brasileirão, alcançando 15 pontos e subindo para a sexta posição na tabela de classificação, entrando provisoriamente no G6. O Vitória, por sua vez, amarga mais uma derrota e cai para a 16ª colocação, com nove pontos, mesma pontuação do Grêmio, primeiro time na zona de rebaixamento.
Os clubes baianos agora se preparam para os próximos desafios. O Bahia entra em campo novamente na quarta-feira (22), às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Paysandu na Arena Fonte Nova, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Já o Vitória volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro e recebe o Santos no Barradão no próximo domingo (26), às 18h30, pela décima rodada.
O Jogo
O clássico começou com um lance capital logo aos quatro minutos. O volante Jean Lucas, do Bahia, cometeu uma agressão em Gabriel Baralhas e recebeu cartão vermelho direto, deixando o Tricolor com um a menos precocemente.
Apesar da desvantagem numérica, o Bahia demonstrou resiliência e abriu o placar aos 23 minutos. Caio Alexandre fez um belo cruzamento na entrada da área, encontrando Erick Pulga, que subiu mais alto que a defesa e cabeceou no ângulo, sem chances para o goleiro do Vitória. O primeiro tempo seguiu com o Vitória não conseguindo capitalizar a superioridade numérica para se impor no clássico.
Na segunda etapa, a equipe do técnico Thiago Carpini voltou com uma postura mais ofensiva e passou a pressionar o Bahia. Aos oito minutos, em cobrança de falta de Osvaldo, Renato Kayzer apareceu livre na área para cabecear e empatar a partida.
O Vitória seguiu buscando a virada, mas encontrou o goleiro Marcos Felipe em tarde inspirada. Aos 20 minutos, em uma jogada pela esquerda, a zaga do Rubro-negro não conseguiu afastar o cruzamento. Após um bate-rebate na área, a bola sobrou para Michel Araújo, que finalizou para marcar o segundo gol do Bahia e recolocar o Tricolor em vantagem.
Aos 25 minutos, a situação se inverteu em campo. O volante Pepê, do Vitória, atingiu Acevedo com um soco no joelho e, após revisão do VAR, foi expulso, deixando as duas equipes com 10 jogadores em campo.
Nos minutos finais, o Vitória ainda teve a chance de empatar. Aos 29, Erick finalizou de fora da área e Marcos Felipe fez boa defesa. No rebote, Claudinho também parou em outra grande intervenção do goleiro tricolor, garantindo a vitória do Bahia no Ba-Vi.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA 2 X 1 VITÓRIA
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 18/05/2025
Hora: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC).
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartões amarelos: Bahia: Gilberto (aos 9′ do 2º tempo) e Nicolás Acevedo (aos 43′ do 2º tempo); Vitória: Ronald (aos 12′ do 1º tempo), Claudinho (aos 40′ do 1º tempo), Erick (aos 41′ do 1º tempo) e Osvaldo (aos 18′ do 2º tempo)
Cartões vermelhos: Jean Lucas, aos 4′ do 1º T (Bahia); Pepê aos 25′ do 2º T (Vitória)
GOLS: Bahia: Erick Pulga (aos 23′ do 1º tempo) e Michel Araújo (aos 20′ do 2º tempo); Vitória: Renato Kayzer (aos 9′ do 2º tempo)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto; David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas, Éverton Ribeiro(Michel Araújo) e Cauly (Erick); Erick Pulga (Willian José) e Lucho Rodríguez (Thiago). Técnico: Rogério Ceni
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Claudinho (Carlos Eduardo), Edu, Lucas Halter e Jamerson; Ricardo Ryller (Pepê), Gabriel Baralhas (Erick) e Ronald; Wellington Rato (Gustavo Mosquito), Osvaldo (Janderson) e Renato Kayzer. Técnico: Thiago Carpini
Fonte: Esportes
FONTE : MatoGrossoNews