O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o fundador da editora Companhia das Letras, Luiz Schwarcz.
Durante a entrevista, o editor opina sobre leis que visam regular preços e descontos de livros no Brasil. Segundo ele, a questão é “delicada”, mas merece atenção tendo em vista a proteção às livrarias.
“As livrarias precisam de uma proteção. O fim das livrarias de rua seria gravíssimo para o mercado de livros. Uma livraria é um polo cultural. Uma livraria é onde você vai pensando em comprar um determinado livro e encontra uma série de outros livros tentando te seduzir”, comenta.
Schwarcz explica que projetos como a “Lei Cortez” visam, durante o primeiro ano da vida de um livro, “evitar descontos muito grandes para que as livraria de rua possam sobreviver”.
Segundo ele, como a restrição só valeria por um ano, leis como essa não acarretariam em um aumento no preço das publicações.
Participam da bancada de entrevistadores Ana Lima Cecilio, editora e curadora da FLIP; José Godoy, escritor, editor, crítico literário e comentarista de livros da Rádio CBN; o crítico literário Luiz Maurício Azevedo; Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima e colunista da Folha de S.Paulo; e Rosane Borges, jornalista e professora da PUC-SP.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
noticia por : UOL