DO REPÓRTERMT
O secretário nacional substituto de Segurança Pública, Rodney da Silva, destacou que “Mato Grosso é exemplo e faz revolução na Segurança Pública”. A afirmação foi dita durante a abertura do 4º curso de Planejamento de Operações de Repressão Qualificada, que ocorre em Cuiabá, nesta segunda-feira (19).
O curso é promovido pela Polícia Civil em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O objetivo é capacitar profissionais das polícias civis de todo o país, designados para investigações de facções criminosas.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Eu vim aqui há 10 anos e hoje não reconheci. O Estado é outro. Estamos vendo uma grande revolução, principalmente na nossa área que é a segurança pública. Eu estou bastante impressionado, e vou levar isso pro Sarrubbo [secretário titular] e vou levar isso pro ministro Lewandowski: de que o estado de Mato Grosso é um grande exemplo pra todos nós”, disse Rodney.
O secretário nacional ainda destacou a política do estado no combate às facções criminosas, por meio do programa Tolerância Zero.
“Eu já saí do aeroporto e vi um outdoor falando dessa política dura de combate a facções. Essa revolução que está acontecendo aqui na Segurança Pública será exemplo em todas as minhas falas, com a certeza que a referência a Mato Grosso será sempre positiva”, destacou.
De acordo com o governador Mauro Mendes, o avanço na Segurança Pública é resultado dos investimentos recordes na área, aliados ao trabalho dos servidores da Segurança.
Nos últimos anos, o Governo do Estado nomeou mais de 2.700 agentes; adquiriu veículos, aeronaves, equipamentos e armamento de ponta; instalou rádio digital em 100% do estado; criou a Patrulha Rural; além de criar quase 5 mil vagas no sistema prisional. Com isso, houve redução dos principais índices de criminalidade.
“Temos feito a nossa parte, apesar das leis frouxas que ainda imperam no país. E por isso é importante essa capacitação. Para que possamos descapitalizar as facções, destruindo suas fontes de receita, que são os instrumentos deles para financiar essas atividades criminosas”, relatou.
Também estavam no evento: os secretários de Estado Cesar Roveri (Segurança Pública) e Vitor Hugo (Justiça); a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel; além deintegrantes da diretoria da Polícia Civil e os alunos do curso.
FONTE : ReporterMT