Assembleia aprova projeto que torna público cadastro de pedófilos e agressores de mulheres

DAFFINY DELGADO

DO REPÓRTERMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei 527/2025, que torna público a todos os cidadãos os cadastros estaduais de pedófilos e de agressores de mulheres.

O texto é de autoria do Governo de Mato Grosso. Agora, a proposta seguirá para sanção do governador Mauro Mendes (União).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o projeto, o Cadastro Estadual de Pedófilos passa a ser de acesso público, contendo nomes de condenados, com sentença transitada em julgado, por crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Penal Brasileiro e em legislações penais específicas, desde que praticados contra crianças e/ou adolescentes.

Na justificativa, o Executivo argumentou que as alterações se fazem necessárias para adequar a legislação ao entendimento do Supremo Tribunal Federal, conforme Acórdão da ADI nº 6.620, que validou os cadastros, desde que a divulgação pública se limite a condenações com trânsito em julgado.

Leia mais – Deputados aprovam projeto que altera Cadastro Estadual de Pedófilos em MT em primeira votação

“Nesta esteira, além da necessidade de conferir interpretação conforme a Constituição Federal, as alterações propostas visam também otimizar a implantação dos Cadastros Estaduais (Pedófilos e Condenador por Violência contra a Mulher) pelo Poder Executivo Estadual, no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública”, observa na justificativa.

Ainda conforme a proposta, no caso de crimes contra mulheres, foi criada ainda uma vedação inédita no Estado. Indivíduos condenados não poderão ocupar nenhum cargo público estadual enquanto constarem no cadastro, o que inclui nomeações por indicação política.

O projeto prevê ainda a manutenção do sigilo dos dados da vítima e a criação de um sistema de regulamentação para a criação, atualização e acesso aos cadastros.

A regulamentação dos cadastros será feita pela Secretaria de Segurança Pública, responsável pela manutenção e atualização das informações.

FONTE : ReporterMT

quarta-feira, 21, maio , 2025 08:39
Mais previsões: Tempo 25 dias