Durante as comemorações dos 70 anos da Vila Operária, nesta sexta-feira (25), o Gabinete de Segurança Pública de Rondonópolis (GASP) colocou em pleno funcionamento as câmeras de vigilância do programa Vigia Mais instaladas na Praça Bom Jesus, no referido bairro. A partir de agora as câmeras presentes no local também passam a ser monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CeSIR), criado nesta nova gestão.
O gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinancio, informou ainda que as câmeras instaladas na Praça Brasil e na Praça da Saudade, na região central da cidade, serão as próximas a terem seu pleno funcionamento, com o devido monitoramento. Inclusive, na Praça da Saudade, muitas câmeras foram furtadas, tendo de ser substituídas. A Praça dos Carreiros, também central, já está com o sistema de vigilância em funcionamento.
Conforme Guinancio, Rondonópolis vive um novo momento na segurança pública com o serviço de monitoramento propiciado pelo CeSIR, que faz o monitoramento de imagens do Vigia Mais e do circuito fechado de TV de prédios da municipalidade e conta com um tático motorizado, disponibilizando três viaturas. Atualmente, Rondonópolis conta com mais de 500 câmeras de vigilância em funcionamento e agora com o devido monitoramento.
“O grande ganho com essa ação é a certeza de que as praças estão sendo vigiadas pela administração em tempo real, com o monitoramento do CeSIR”, avaliou Guinancio, que também externou que o sistema, em pleno funcionamento, contribuirá para manutenção da ordem pública e para esclarecimento de crimes.

Carlos Guinancio lembra também que o CeSIR faz o monitoramento em tempo real de mais de 250 câmeras do circuito fechado de TV de prédios da Prefeitura, com a intenção de chegar até o fim de junho próximo com 100% dos prédios da rede municipal de ensino monitorada.
Além disso, o GASP está aperfeiçoando o sistema de vigilância através da Inteligência Artificial visando aumentar em muito a capacidade de monitoramento. A ideia é poder monitorar mais pontos com menos gente.
Vale informar que as viaturas do Tático Ostensivo de Rondonópolis (TOR), segundo o gestor, também vão ter a função de atuar contra o vandalismo e furto às câmeras do sistema, bem como na proteção aos bens públicos municipais diversos.
FONTE : MatoGrossoNews