Trump anuncia modernização e reabertura da prisão de Alcatraz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (2) que ordenou a modernização e reabertura de Alcatraz, prisão federal localizada em uma pequena ilha da Califórnia, fechada há seis décadas.

A prisão vai abrigar “os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos”, publicou Trump na plataforma Truth Social.

Convertida em atração turística, Alcatraz foi fechada em 1963, devido aos altos custos operacionais, após 29 anos de funcionamento, segundo o Escritório de Prisões dos Estados Unidos.

Localizada a 2 km da costa de San Francisco, e com capacidade para 336 prisioneiros, ela abrigou criminosos célebres, como o líder mafioso Al Capone.

Trump fez da repressão aos crimes, em particular aqueles cometidos por imigrantes, um elemento central do seu segundo mandato.

Em fevereiro, Trump já havia iniciado o envio de imigrantes para um centro de detenção na base militar americana na baía de Guantánamo, na ilha de Cuba. O local é conhecido por abrigar uma prisão para onde foram enviados suspeitos de terrorismo após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.

O presidente também vem deportando imigrantes acusados de vínculo com gangues para uma prisão de segurança máxima antiterrorismo de El Salvador, como parte de um acordo no qual os EUA pagam US$ 6 milhões ao governo do presidente Nayib Bukele.

Na segunda-feira (28), um drone da agência de notícias Reuters acompanhou o momento em que 31 homens se reuniram no pátio do centro de detenção de imigrantes Bluebonnet, em Anson, no Texas, e formaram as letras SOS para protestar contra as deportações que o governo dos EUA tenta realizar.

noticia por : UOL

segunda-feira, 5, maio , 2025 08:29
Mais previsões: Tempo 25 dias