Na Plaza de Armas, a principal praça da capital do Peru, Lima, dezenas de pessoas se reuniram na catedral próxima ao palácio do governo.
“No escritório, estávamos esperando ansiosamente pela fumaça branca para ver quem seria eleito Santo Padre”, disse a advogada Carolina Flores.
“É um tremendo presente do céu o fato de ele ser peruano. Para nós, o papa é peruano. Ele é peruano porque viveu décadas no Peru, foi bispo em Chiclayo”, disse ela.
Após a eleição no Vaticano, o papa Leão 14 apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro e saudou a multidão que o aguardava. Durante seu primeiro discurso como papa, ele falou brevemente em espanhol, enviando saudações ao Peru e a Chiclayo.
Prevost foi nomeado cardeal em 2023 pelo pontífice argentino Francisco, que o levou a Roma para chefiar o dicastério do Vaticano encarregado de eleger padres para servir como bispos em todo o mundo. Desde então, ele tem participado da seleção de muitos dos bispos do mundo.
Salvador Oliva Ramos, morador de Lima, disse que tinha certeza de que o novo papa voltaria para visitar sua terra natal adotiva e “consertar” as coisas no país — além de saborear um pouco da culinária local.
noticia por : UOL