FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTER MT
Um dos maiores empresários do setor avícola de Mato Grosso, o ex-senador Cidinho Santos (PP) avalia que o caso suspeito de gripe aviária, no município de Nova Brasilândia (205 km de Cuiabá), não trará impacto econômico ao mercado regional por se tratar de uma granja doméstica.
LEIA MAIS: Ministério da Agricultura investiga primeiro caso suspeito de gripe aviária em Mato Grosso
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Nova Brasilândia não tem criação de aves comerciais, então pelo que se apresenta é uma criação doméstica e ainda está em investigação, vai pro laboratório para ver se confirma ou não”, disse ao .
“Tem muita especulação, em vários casos no Brasil todo, mas de toda forma não é uma coisa assim a se preocupar, porque neste período agora da migração das aves, da Bolívia pelo Pantanal, pode acontecer”, completou Cidinho.
Na última sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja na cidade de Montenegro (RS).
Com a confirmação, a China anunciou a suspensão das importações de carne de frango brasileira por 60 dias. União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas também interromperam a parceria.
Questionado se isso afetaria o valor do frango no Brasil, Cidinho apontou que haverá o aumento da oferta no mercado interno, fazendo com que o preço reduza no País. Entretando, ele ressalta que isso deve ser algo passageiro, pois voltando as exportações, o preço do frango volta ao normal.
“O valor volta ao normal, mesmo porque o preço do milho está muito caro, a matéria-prima, os insumos estão muito caros”, concluiu Cidinho.
Caso investigado em MT
O Ministério da Agricultura e Agropecuária pontuou que a investigação em Nova Brasilândia consiste em coleta de amostras e diagnóstico laboratorial. Em caso de resultado positivo, as medidas previstas no Plano de Contingência para erradicação do foco e manutenção da capacidade produtiva do setor serão tomadas. Se o resultado for negativo, o caso será descartado e a investigação será encerrada.
FONTE : ReporterMT