A frente fria que passou pelo litoral de São Paulo nesta quinta-feira (22) deixou o tempo instável em todo o litoral, região metropolitana de São Paulo e faixa leste do estado. No entanto, esse cenário deve mudar no final de semana, cuja previsão é de tempo seco, com sol e diminuição de nebulosidade.
No entanto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de perigo pelo acumulado de chuvas em todo o litoral paulista pelo mesmo até a meia-noite desta sexta (23).
De acordo com a previsão do instituto, uma zona de instabilidade desde o Paraná pode provocar chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia. Isso acarreta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
Na capital e na faixa leste do estado, o dia ainda deve começar com muitas nuvens e chuva fraca. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a previsão na Grande São Paulo é de tempo mais fechado e com garoa fina intermitente no decorrer do dia.
Em decorrência disso, as temperaturas não se elevam muito e devem oscilar entre a mínima de 17°C e a máxima que não deve superar os 21°C. As taxas de umidade do ar se mantêm elevadas com os menores valores ao redor dos 70%.
No sábado (24), o CGE informa que a quantidade de nuvens diminui e a madrugada na região metropolitana deve apresentar termômetros na marca dos 16°C. No decorrer do dia, a presença do sol favorece a elevação das temperaturas, com máxima prevista de 23°C e percentuais mínimos de umidade em torno dos 60%. O dia deve terminar com céu nublado e sem previsão de chuva.
O mesmo panorama deve se repetir no domingo (25), quando as temperaturas podem oscilar entre 16°C e 25°C.
No litoral, porém, o sábado ainda terá tempo instável. O Inmet indica a possibilidade de chuva isolada nas cidades da região, com temperaturas máximas entre 22°C e 23°C. No litoral sul, pode haver pancadas de moderada a forte intensidade, principalmente, em Itanhaém.
No domingo, o instituto prevê tempo mais aberto nas praias, mas a temperatura não deve aumentar muito. A máxima de chegar a 24°C em Itanhaém, Santos e Guarujá, e 26°C em São Sebastião e Ubatuba.
Já na região central, norte e oeste do estado, o cenário deve ser de tempo aberto e sol, com temperaturas na casa dos 30°C. Em São José do Rio Preto, por exemplo, os termômetros devem marcar máximas de 31°C nesta sexta e de 32°C no sábado, caindo para 30°C no domingo.
Em Ribeirão Preto, as máximas previstas são 30°C, 31°C e 29°C, respectivamente. Em Bauru, sexta e sábado devem ter calor de 30°C, enquanto no domingo deve ficar mais fresco, na casa dos 27°C. Já em Campinas, o Inmet indica 26°C na sexta e no sábado e 28°C no domingo.
noticia por : UOL